"Há na loucura um prazer que só os loucos conhecem." (John Dryden)

sexta-feira, 10 de agosto de 2012


Depressão: uma praga evitável?
Segundo a OMS, até 2020 a depressão será a segunda principal causa de
incapacidade no mundo. Uma recente publicação do JAMA define como prevenir esta maldição mundial em ascensão.

A depressão afeta 121 milhões de pessoas em todo o mundo e é responsável por cerca de 850 mil mortes a cada ano, principalmente suicídios, segundo a conclusão do relatório global sobre a depressão da OMS publicado em 2011. Este estudo, que analisou a incidência da doença em 18 países (pessoas de renda alta, média e baixa), constatou que 15% da população dos países mais ricos sofrem de um tipo de depressão em algum momento de suas vidas. Surpreendentemente, nos países de médio e baixo rendimento, a incidência foi inferior: 11%. Outras conclusões é que em 2010, 28% da população de países de alta renda sofreu ao menos um episódio depressivo grave (EDS), comparado com 20% da população países de renda média e baixa. Porém, o resultado que pode surpreender mais é sobre as mulheres. Elas tem o dobro de risco de sofrer um EDS comparado aos homens. Mulheres viúvas, separadas ou divorciadas tem taxas significativamente mais altas de depressão do que as casadas.

Atualmente a depressão a terceira causa mundial de morbidade e ocupará o primeiro lugar nos países de alta renda em 2030, segundo "Preventing Depression: a Global Priority", uma investigação publicada semana passada na revista JAMA (The Journal of the American Medical Association). Além disso, segundo este estudo, disponível em Core Journals de RIMA, mais da metade das pessoas com depressão desenvolvem um transtorno recorrente ou crônico depois de um episódio depressivo e é provável que passem mais de 20% de sua vida em uma condição deprimida.

No entanto, para os pesquisadores do Instituto de Psiquiatria e Clínica de UPMC (Centro Médico da Universidade de Pittsburgh), responsaveis por esta pesquisa, a prevenção pode oferecer novas possibilidades para reduzir a carga de morbidez dos transtornos depressivos. Mais de 30 estudos randomizados demonstraram que as intervenções preventivas reduzem a incidência de novos episódios de transtornos depressivos em 25%, e aproximadamente 50% quando estas intervenções são oferecidas em um modelo escalonado de cuidados.
 
"Preventing Depression: a Global Priority" também afirma que os métodos comprovados para combater a depressão incluem a educação, a psicoterapia, mudanças no estilo de vida, nutrição adequada e terapia medicamentosa.

Acesse agora "Preventing Depression: a Global Priority" para conhecer as nove medidas estratégicas propostas por este estudo para evitar a depressão.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

A RELAÇÃO PACIENTE DIFÍCIL-PROFISSIONAL DE SAÚDE COM PROBLEMAS

Caros colegas,
o GRUPO OUTROLHAR está voltando suas atividades com palestras SEMPRE NO INÍCIO DOS BLOCOS para não coincidir com provas.
Essa semana, nosso convidado é o DR. MARCOS QUINTÃO que irá falar sobre o manejo do paciente difícil (rotulado de poliqueixoso) na estratégia "PROGRAMA SAÚDE DA FAMILIA (PSF)".

DATA:        Quarta feira
HORÁRIO:  17:30h
LOCAL:       Auditório do CEASC (térreo)

* Aguardamos todos cientes da importância do tema para  a formação do médico generalista.