"Há na loucura um prazer que só os loucos conhecem." (John Dryden)

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

"CONSTRUINDO UM OUTROLHAR SOBRE A FORMAÇÃO EM SAÚDE"

O Grupo Outrolhar tem a honra de convidar a todos para a apresentação formal do grupo, com o evento "Construindo um OUTROLHAR sobre a formação em saúde".

Abaixo segue a programação do evento:


CONTAMOS COM À PARTICIPAÇÃO DE TODOS!!!!

_______________________________________
Diretoria de Comunicação e Eventos

terça-feira, 9 de novembro de 2010

REUNIÃO OUTROLHAR - 11/11/2010

Informamos que a próxima reunião do grupo irá ocorrer no dia 11/11/2010 no câmpus Líbano, ás 12:00, a REUNIÃO SERÁ NA SALA 4, NO TERCEIRO ANDAR DO CEASC.



Para a reunião serão discutidos dois o textos, que seguem abaixo:


CONSTRUINDO UMA REFLEXÃO SOBRE CLÍNICA

            Para ampliar nossas conversas sobre clínica, sugiro a leitura de artigos, textos, capítulos de livros, etc., que possam levantar questões acerca da relação que se estabelece com o paciente. A intenção reside na busca por um sujeito lá onde a segregação, a dificuldade de colocar em palavras verbais, a falação (o desabafo) e o silêncio (como forma de dizer) anunciam a possibilidade de eclosão de uma pessoa que busca o rumo de seus processos de sofrimento e “cura”.
            Quer dizer, entre o tempo de observar (a cena, a manifestação do paciente, a encenação do contexto, suas histórias de vida) e momento de concluir (o quê?), requer um tempo importante e essencial de compreender. Alunos e professores precisamos lidar com o silêncio entre uma pergunta e uma resposta (que pode ser um silêncio verbal), quer seja na relação entre alunos, entre professores e alunos, bem como entre pacientes e alunos, etc.
            O fazer CLÍNCA mostra-se imperativo nesse atravessamento que nossas discussões no GRUPO tem nos feito chegar bem perto. Não poderia ser inoportuno a temática da Saúde Mental neste contexto como norteamento dessa discussão, não excluindo outros campos do conhecimento, mas fazendo jus à existência de nosso GRUPO que por hora se inaugura. A questão é o diálogo dos saberes: os investidos (a experiência), os constituídos (protocolares, científicos, etc.), além da troca entre os mesmos para o advento de novas perspectivas clínicas no campo da medicina.
         

e

  BARROS, V. A & SILVA, L.R. A Pesquisa em História de Vida. In: GOULART, I. B. Psicologia Organizacional e do Trabalho; teoria, pesquisa e temas correlatos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002, p. 133-146.


O texto se encontra no xerox do CEASC na pasta do grupo OUTROLHAR.

Contamos com a participação de todos!


___________________________________________________________
A Diretoria de Comunicação e Eventos